Brincando e Aprendendo...
DIA DAS CRIANÇAS
A nossa equipe multidisciplinar comporta profissionais experientes, que são especializados nas suas áreas de competência e que têm o bem-estar e desenvolvimento do seu filho como prioridades. Venha saber mais sobre os serviços que temos à sua disposição na nossa página web. Caso pretenda, pode nos contactar. Estamos ao seu dispor para responder às suas preocupações e às necessidades dos seus filhos. Contato Rua: Ferreira Pena ,155 Belém 66000 3241 - 6793 / 3241 - 7064
quarta-feira, 20 de março de 2013
AGENDA 2013
Janeiro
|
10- Retorno dos Professores
28- Início do Ano Letivo
|
Fevereiro
|
04-Início Ed.Infantil
|
Março
|
15 a 20- Período para Encontro de pais
14- Dia da Poesia (Lançamento do projeto”O FASCINANTE MUNDO DA LEITURA”-Ed.Infantil e E.Fundamental I)
15- Dia da Escola
23- Abertura dos Jogos
24, 25, 26 e 27- Jogos Internos
28, 29, 30- Semana Santa
|
Abril
|
01 a 05- Projeto Alimentação Saudável
01- Simulado Ens. Fund I(5ºANO) e II
04- Final do Projeto do 1º Bimestre
05 a 19- Período para 1ª avaliação.
18- Dia de Monteiro Lobato
19- Dia do Índio
27- Plantão Pedagógico- Entrega dos boletins
|
Maio
|
01- Dia do Trabalho (Feriado)
05- Dia da Língua Portuguesa e Diversidade Cultural
06- Início do Projeto do 2º bimestre
07- Reunião de Professores
09- Oficina das mães (Artes-Jair)
10- Homenagem às mães. (teatro)
11- Missa Dia das Mães.
17- Sarau Literário
30-Feriado de Corpus Christi
|
Junho
|
03 a 07- Encontro de Pais (Aluísio)
05- Dia do Meio Ambiente
12- Dia do Combate ao trabalho infantil
14- Finalização do projeto 2º bimestre
18- Prova de Redação e Ética
19- Provão 1ª etapa – Objetiva
20- Provão 2ª etapa- Subjetiva (Port, Ing, Hist)
21- Provão 2ª etapa- Subetiva (Mat, Cien, Geo)
23- Festa Junina
27- Plantão Pedagógico- Entrega de boletins
28 e 29- Formação de Professores.
|
Julho
|
01 a 30- Férias Escolares
31- Retorno dos professores
|
Agosto
|
05- Reinício das aulas; Início do projeto 3º bimestre.
06- Reunião de Pais e Mestres
09-Comemoração Dia do Estudante (Intervalão)
15- Feriado de Adesão do Pará
18-Comemoração Dia dos Pais
22- Dia do Folclore
|
Setembro
|
07-Feriado de Independência do Brasil
20 e 21- Feira Cultural 2013
24- Final do Projeto do 3º bimestre
25 até 30- Período de Avaliação
|
Outubro
|
03 ou 05- Formação alunos
04- Entrega de boletins
07-Início do Projeto 4º bimestre
11- Projeto Criança Alegria
14 e 15- Feriado
28- Recírio
|
Novembro
|
02- Feriado Dia de Finados
03- 04 a 08 –Encontro de Pais
15 e 16- Proclamação da República
21- Exame de Habilidades
22 até 30- 4ª avaliação
|
Dezembro
|
04- Último dia de avaliação/ Confraternização Educação Infantil e Fundamental II
05- Confraternização Fundamental II
06- Entrega dos boletins- 14h às 18h
07, 09, 10 e 11- Aula de Recuperação
12 até 18- Prova de Recuperação
19- Resultado Final
21- Colação do 9º ano
22- Confraternização Funcionários
23 e 24- Jornada Pedagógica
|
ESCOLA & FAMÍLIA
Cada um sabe das suas responsabilidades e dos seus limites, nossa escola não se exaure de qualquer responsabilidade que seja de sua competência, no entanto, é sempre bom deixar claro que os ensinamentos que o indivíduo recebe no seio familiar é mais duradouro, considerando que o tempo de convívio dele em casa é maior do que o tempo que ele passa na escola.
É impossível definir, na verdade, quem “educa mais”, afinal de contas, um complementa o outro. Desta maneira, a Escola CIPP tem como lema a soma de “forças” entre família e escola, pois somente assim conseguiremos uma educação completa para nossas crianças.
É importante que caminhemos juntos, para isso nossa escola oferece diversos momentos nos quais podemos conversar, trocar sugestões e ideias acerca da formação dos nossos jovens cidadãos. Por isso, o CIPP promove diversos meios de comunicação entre família e escola.
a. Encontros presenciais entre Escola e Pais.
A cada bimestre a escola promove encontros presenciais entre pais e educadores. São eles:
1. As reuniões gerais, nas quais são debatidos os rumos da escola, para que os pais possam tirar suas dúvidas em relação ao andamento dos conteúdos e à atuação do filho na escola.
2. O Plantão Pedagógico, que é um momento mais reservado no qual, o boletim bimestral é entregue ao responsável em mãos. Neste dia, os professores ficam a disposição para o esclarecimento de quaisquer dúvidas.
b.Atendimento na Coordenação Pedagógica: a equipe de coordenação pedagógica da escola CIPP está sempre disposta a receber pais/responsáveis, para esclarecimentos, busca de soluções e afins. O horário de atendimento é:
Manhã (incluindo sábados): 7h30m às 12h.
Tarde: 14h às 18h30
c. Avisos semanais. Todas as ações da escola são previamente repassadas através de avisos. Todos os avisos são acompanhados de uma parte destacável na qual é pedida a assinatura do responsável. Desta forma, nós da escola podemos ter certeza que todas as informações contidas nos avisos chegaram até os pais/responsáveis.
ESCOLA CIPP
"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."
NOSSOS 10 MANDAMENTOS:
1. Seja pontual! – esteja no horário de início das aulas - 7h15min e 13h45min, evite atrasos (tolerância de 15 minutos, ou seja, até as 7h30min)- 13h45min ( tolerância de 15 minutos, ou seja, 14h);
2. As faltas prejudicam o desempenho escolar, por isso, sempre comunique a coordenação e/ou direção quando houver necessidade para tal;
3. O uniforme (diário e Ed. Física) completo é obrigatório (nada de bonés e outros afins). Lembre-se de que se não estiver no horário de Ed. Física o uso de bermudas é expressamente proibido (mesmo quando o aluno precisar vir sem uniforme).
4. A conservação e guarda do material escolar são de inteira responsabilidade do aluno. A presença do material completo durante as aulas é fundamental para a boa aprendizagem, portanto providencie logo e não o esqueça. Obs. A agenda também faz parte do material.
5. Evite atrasos também no retorno do intervalo. A duração do mesmo é de 20 minutos, por isso, administre seu tempo. É PROIBIDO comprar lanches após o toque do sinal;
6. Zele pelo patrimônio escolar! Não danifique carteiras e aparelhos eletrônicos e procure manter sua sala de aula limpa.
7. Esteja sempre com as suas atividades escolares em dia, lembre-se que o estudo é diário, e não apenas em véspera de prova;
8. Todos os trabalhos escolares deverão ser feitos nas dependências da escola. Nenhum trabalho em grupo deverá ser realizado na casa de qualquer aluno. Havendo necessidade de reunião ( como no preparo da Feira Cultural), os alunos deverão agendar um horário na coordenação para virem à escola.
9. Não é permitido o uso de celular, mp3, Ipod ou qualquer outro aparelho eletrônico que não tenha finalidade pedagógica durante as aulas;
10. Cultive sempre a boa educação. Lembre-se de agradecer, pedir com educação, manter a postura, cumprimentar a todos e respeitar a si e ao próximo. Não esqueça que você é um membro importante da FAMÍLIA CIPP.
DIREITOS DO ALUNO
I. Ter acesso ao ensino e a uma educação de qualidade de acordo com o previsto na lei, em condições de efetiva igualdade de oportunidades no acesso, de forma a propiciar a realização de aprendizagens bem sucedidas;
II. Usufruir do ambiente escolar e do projeto educativo da escola, de modo a proporcionar boas condições para o seu pleno desenvolvimento físico, intelectual, moral, cultural e cívico, para a formação da sua personalidade e da sua capacidade de auto-aprendizagem e de crítica consciente sobre os valores, o conhecimento e a estética;
III. Ser considerado e valorizado em sua individualidade sem comparações nem preferências pelo diretor, professores, funcionários e colegas;
IV. Receber seus trabalhos, tarefas, provas, testes devidamente corrigidos e avaliados em tempo hábil;
V. Ser tratado com igualdade em relação a seus colegas;
VI. Ter oportunidade de manifestar suas ideias, bem como o direito de defesa e justificativa;
VII. Tomar conhecimento, através de caderneta escolar ou boletins, de suas notas e frequência:
VIII. Saber das notas das avaliações anteriores antes do inicio das avaliações posteriores em cada matéria ou disciplina;
IX. Ser orientado em suas dificuldades;
X. Receber sua documentação escolar gratuitamente
em primeira via.
AOS PAIS e FILHOS
Para Refletir
Por Içami Tiba
Vivemos um paradoxo inesperado. Trabalhamos tanto e conseguimos avanços tecnológicos incríveis para termos melhor qualidade de vida e tempo, mas temos menos tempo para nos dedicar à família. Muitos pais ocupados sofrem na pele com seus filhos adultos, jovens, adolescentes, ou crianças o não ter compartilhado da vida deles. Várias pesquisas entre os homens de sucesso mostram a distância que existe entre o que vivem e o que gostariam de viver com os seus filhos.
Entretanto, há pais que, mesmo tão ocupados nos seus negócios, seus filhos não lhes são tão distantes nem tão dependentes, como a maioria dos seus colegas e amigos são. Qual o segredo destes pais? São pais de Alta Competência. São pais dedicados também à família, não só aos seus negócios. Uma dedicação que vem de sua disposição interna e disponibilidade externa por terem colocado a educação dos filhos como prioridade.
A maioria coloca os negócios como prioridade em detrimento dos filhos. Assim negligenciam a vida, pois o viver é mais importante do que o negócio. O negócio foi criado e desenvolvido pelas mentes brilhantes dos humanos para melhorar a sobrevivência e assegurar a perpetuação da espécie.
Os pais de Alta Performance sabem da importância dos negócios, mas não são assimilados por eles: eles os assimilam para melhorar suas vidas e a dos outros. Quem vive para os negócios não é dono de si mesmo, mas sim escravo deles. E quando mais precisam da vida é que estes escravos dos negócios se dão conta do quanto deixaram de viver em suas famílias. Um infarto no estrangeiro, um acidente numa estrada longínqua, ou mesmo um filho envolvido com drogas ou uma gravidez precoce faz qualquer profissional rever sua vida.
Os avanços tecnológicos trouxeram também o consumismo, o estresse, a falta de tempo... Falta de tempo? Acredito que nem tanto. Vivemos é em um mundo diferente. Temos tudo para poupar tempo. (...) Os pais que dizem não ter tempo para os filhos estão vivendo a contradição de querer encontrar o tempo passado como seus pais e ancestrais faziam (sentarem juntos, jogarem papo fora, brincarem com ou lerem para os seus filhos etc). Cada pai pode falar com seus filhos no momento que quiser via celular, Orkut, Skype, MSN, torpedos, Twitter etc. Estes todos são instrumentos são do tempo presente para contatar as pessoas e não o contrário.
Pais de Alta Performance acompanham não só passo a passo seus negócios como também o caminhar e o desenvolver dos filhos na escola e dentro de casa. Basta um clicar e ele tem ao seu alcance as notas que não o surpreenderão no final do ano. Uma exigência e os filhos enviam mensagens pelo twitter resumindo a essência de cada aula que tiveram no dia, usando as suas próprias palavras. Para construir estas mensagens, o filho terá de transformar as informações recebidas do professor em conhecimento. Serve de resumo para as provas mensais.
Seu filho está preocupado ou sofrendo? Envie-lhe um torpedo perguntando como está e exija resposta mais longa do que um “tudo bem”, para agendar um encontro, quem sabe numa lanchonete, para almoçarem juntos e compartilharem este momento que pode ser o ponto de virada entre o bom e o mal resultado...
Afinal, são os filhos que vão nos sustentar na velhice, nas doenças da longevidade, além de perpetuar o nosso DNA pelo mundo afora.
Texto adaptado extraído de: http://educacao.uol.com.br/colunas/icami_tiba/
Assinar:
Postagens (Atom)